Se você gosta de desenvolver ideias inovadoras e trabalha em uma empresa é possível que você tenha um perfil empreendedor. Saiba o que é intraempreendedorismo e como você pode usar isso para crescer dentro da empresa que você trabalha.
Foi-se o tempo em que os colaboradores pensavam somente em cumprir as metas da sua rotina. Hoje, eles buscam novas oportunidades dentro de uma organização.
Por isso, o intraempreendedorismo tem se destacado nas empresas.
As pessoas que fazem parte desse grupo não executam apenas as suas demandas diárias.
Os intraempreendedores buscam inovações para aprimorar os produtos e serviços, trazendo vantagem competitiva e eficiência para um negócio.
Quem saber mais informações sobre o intraempreendedorismo?
Neste artigo, vamos explicar o que é intraempreendedorismo, quais são os benefícios para a empresa, como identificar uma pessoa com esse tipo de perfil e como implementar a cultura do intraempreendedorismo na empresa.
Continue lendo este texto e mude o cenário da sua organização agora mesmo.
Afinal, o que é intraempreendedorismo?
Sem dúvidas, o intraempreendedorismo é um dos assuntos mais comentados no mercado corporativo.
O conceito foi criado pelo norte – americano Gifford Pinchot III, em 1985.
Segundo o autor, o termo era usado para identificar todas as ações de empreendedorismo que eram desenvolvidas dentro da empresa pelos funcionários.
Na prática, isso está relacionado com a proatividade de alguns colaboradores em criar novos processos dentro de uma organização.
É o caso daquele profissional que não está satisfeito com o cenário da empresa e propõe novas soluções para um determinado problema.
O intraempreendedor não tem o hábito de pensar somente em seu sucesso ou no do seu time. Ele também apresenta inovações para a sua empresa, desenvolvendo produtos, serviços e questões relacionadas a cultura.
Os profissionais que têm esse perfil são mais valorizados pelas organizações.
Afinal, todos saem ganhando com o intraempreendedor.
Para se ter uma ideia, o intraempreendedorismo aumenta a produtividade na empresa, melhora o clima interno e ajuda na retenção de talentos.
Qual é o perfil de uma pessoa intraempreendedora?
Agora que você já sabe o conceito de intraempreendedorismo, como ele funciona e quais são os benefícios para a empresa, que tal colocá-lo em prática em sua organização?
Um dos pontos mais importantes é identificar quais são os colaboradores que tem perfil para ser um intraempreendedor.
A maioria dos profissionais que tem essa habilidade são proativos, costumam identificar problemas antes que eles surgem na empresa e ajudam todos os setores.
Os intraempreendedores criam projetos que impactam a cultura da empresa.
Eles também têm ótimo relacionamento com os fornecedores, pois acreditam que esses profissionais podem trazer resultados valiosos para a equipe.
Outro ponto interessante é que eles apresentam uma série de alternativas para que o trabalho seja executado com menos tempo.
Para completar, os intraempreendedores atraem investimentos externos para a empresa.
O intraempreendedorismo não pode ser aplicado de qualquer forma em uma empresa.
Os responsáveis pelo projeto devem seguir algumas recomendações para ter sucesso com esse tipo de colaborador.
Como implementar o intraempreendedorismo?
A partir de agora vamos desenvolver um passo a passo para que você aprenda como aplicar o intraempreendedorismo em seu negócio. O processo é mais simples do que parece.
Faça uma pesquisa interna
O mais indicado é fazer uma pesquisa interna com os membros do seu time. Você deve perguntá-los o quanto eles se consideram donos da sua função na empresa.
Uma boa pesquisa é aquela que pede ao colaborador para descrever de que forma eles podem ter mais autonomia em sua rotina.
No entanto, é fundamental deixar claro que as sugestões devem ser implementadas na empresa. Caso contrário, a sua reputação ficará prejudicada com os colaboradores.
Crie um grupo para debate
Agora você deve buscar as pessoas que tem mais perfil de intraempreendedorismo. Você já sabe quais são as características desse tipo de profissional.
Então, reúna esses colaboradores para um grupo de discussão.
Nele, você pode abordar diversos temas que impactam o sucesso de empresa ou até mesmo o dia a dia desses profissionais.
No entanto, tenha um cuidado especial para não isolar aquelas pessoas que não foram convidados para o debate.
A sua missão é manter um ambiente tranquilo e organizado. Então, mostre que todos têm valor em seu negócio.
Integre todos os funcionários
Uma forma interessante de integrar todos os membros do seu time no conceito de intraempreendedorismo é criando um canal aberto para que todos possam dar ideias a qualquer momento.
Essa comunicação pode ser feita de várias formas. Dentre as mais comuns, encontra-se cartazes e post-its. Existem também aplicativos e ferramentas que facilitam esse contato entre empresas e colaboradores.
Claro, o tipo de canal que será utilizado dependerá do estilo do seu negócio. Então, escolha aquele que seja mais adequado para os membros do seu time.
Para manter a equipe engajada no processo, informe quais são as ações que estão em andamento e quais foram aquelas sugestões concluídas pelos gestores.
Utilize ferramentas de sucesso
Nunca é demais lembrar sobre a importância do ciclo PDCA. Ele é uma ferramenta de qualidade para ajudar na resolução de problemas.
Os OKRs (sigla para Objetives and Keys Results) também ajudam a solucionar metas de curto prazo.
Aqui, todos os colaboradores sabem os percursos que precisam seguir, além das tarefas que são executadas em seu dia a dia.
Convide grandes profissionais
Você pode convidar outros profissionais da área para palestrar em sua empresa. Isso é muito importante porque eles trazem várias ideias que não foram pensadas pelos funcionários do seu time.
Delegue, delegue e delegue!
Um bom líder é aquele que sabe delegar corretamente as suas funções.
O líder também pode até ajudar a sua equipe na execução das tarefas. No entanto, você não pode ser o único responsável por todos os papéis.
Esse tipo de postura faz com que os profissionais busquem autonomia em outra empresa. Portanto, fique atento.
O intraempreendedorismo é a oportunidade que os colaboradores têm para desenvolver habilidades de um empreendedor dentro da empresa.
Esse cenário melhora os processos da organização, traz novas funções para um produto, garante vantagem competitiva no mercado e ajuda na retenção de talentos.
Neste conteúdo, reunimos as principais informações sobre o intraempreendedorismo. Então, coloque em prática cada ideia, pois ele não é mais uma tendência, e sim uma realidade nas empresas.
Veja também: Como ser um empreendedor de sucesso
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