Mais importante do que atrair pela internet mais pessoas para o seu negócio é atrair novas pessoas com interesse no seu negócio.
Por mais que isso pareça óbvio, para muitas pessoas não é tão claro.
O ego infinito do interesse por perfis nas redes sociais com milhares de seguidores é sempre colocado a frente de perfis com ótimo envolvimento, mas bem menos seguidores.
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São inúmeros casos de perfis abaixo de 2mil pessoas muito mais efetivos em vendas do que perfis com 30mil pessoas.
Os algoritmos das redes sociais estão cada vez mais inteligente e sempre prevalecendo a boa experiência do usuário, entregando conteúdos de valor para quem realmente tem interesse nele e tirando o alcance de conteúdos sem valores.
Mas o que é conteúdo de valor, afinal? Foque nestes 8 passos que você com certeza atrairá mais clientes pela internet.
1. Conheça o seu público alvo e a sua persona
Você consegue descrever com clareza quem é o seu público alvo?
Já fez alguma pesquisa com seus clientes em busca de padrões de comportamentos, classes, dúvidas entre outras características que se repetem entre eles?
O primeiro passo para atrair mais clientes pela internet é conhecer o seu público alvo e a sua persona e também entender que há diferença entre estes dois termos.
A internet é gigante! A forma mais rápida de você fracassar nela é querer abraçar todo mundo que está conectado ao mesmo tempo! Não há dinheiro e nem tempo que sustente isto.
O público alvo é baseado em dados, como: Idade, profissão, gênero, localidade, entre outras informações mais concretas enquanto que a persona traz aspectos mais emocionais das pessoas, como: Dores, ambições e valores.
É possível ter mais de uma persona ou público alvo no seu negócio, mas quanto menos variado for estes conceitos no seu negócio, melhor será a comunicação e relacionamento com a sua audiência.
Não se engane em achar que já os conhece sem nunca ter feito uma boa pesquisa de pós-venda.
Muitas das vezes, negligenciamos detalhes super importantes que fariam total diferença em nossos negócios se os soubéssemos.
2. Mapeie palavras chaves de busca que a sua persona tem interesse
Só postar conteúdo de venda é um erro muito comum ao criar uma página ou um blog.
Esta prática de só vender e vender todo dia acaba se tornando algo chato para a sua audiência.
Pense numa TV sem programas interativos e só com comerciais de vendas 24h… Ninguém assistiria, né?
Postar conteúdo de valor tem a ver com isso. Um exemplo: Quem compra roupas fitness, pesquisa por atividades físicas e alimentação saudável na internet.
Então no seu blog ou nas suas redes sociais precisam ter palavras chaves como “Atividades físicas” e “Alimentação saudável” para que as pessoas encontrem você quando pesquisar por estes termos nos mecanismos de buscas.
Mais de 90 bilhões de pesquisas são realizadas a cada mês no Google. A sua loja tem a resposta para alguma destas pesquisas?
Uma técnica de SEO para te encontrarem ainda mais fácil é escolher subnichos dentro dos nichos.
Por exemplo: “Yoga” ou “Cross Fit” é um exemplo de “atividade física”.
Logo, se você fizer um post ou artigo com “Yoga” como palavra-chave, maior será a possibilidade de receber o clique na busca, porque é uma palavra menos genérica e de menor concorrência.
Também pode ser algo relacionado ao seu produto, como: “Bermuda Preta de natação”. Explicando porque aquela bermuda serve para fazer natação.
O Google tende a ranquear mais rápido posts com palavras-chaves de menor busca, porque ele quer dar a resposta para novas pesquisas.
Geralmente, as palavras chaves de menor busca são chamadas de calda longa, porque são mais específicas e tem menor procura.
Estas que devem ser usadas primeiramente para fazer com que você atraia clientes pela internet mais rápido.
Deixe as palavras chaves de maior concorrência para lojas maiores e não foque tanto nelas no início.
Uma boa ferramenta para saber quais são essas palavras é o ubersuggest, ou o próprio planejador de palavras chave do Google Ads.
Ele te mostra exatamente qual o volume de busca mensal destas palavras e supõe a concorrência de você aparecer em primeiro nos mecanismos de buscas.
3. Faça Marketing de Conteúdo otimizado em SEO nas redes sociais, no site e no blog
Agora que você já sabe quais palavras chaves seus futuros clientes pesquisam na internet, está na hora de postar conteúdo de valor para a sua audiência.
Se você vende material esportivo e quer postar algo relacionado a vôlei, veja quem são atualmente as 5 páginas ou blogs de autoridade neste assunto e se baseie pelo que eles postam e nas reações de quem lê.
Procure pelos posts de maior interação do público para ter como referência, porque as redes sociais aumentam o alcance de posts de maior interação e entrega para mais pessoas que não te conhecem.
Use hashtags específicas do seu negócio e tente posicionar nas primeiras colocações de cada hashtag.
Escolha primeiramente hashtags com menor concorrência, pois maior será a possibilidade de a rede social te ranquear bem na busca.
As melhores lojas nas redes sociais tendem a não parecerem lojas. Atente-se a isso.
4. Faça sorteios regularmente de algum produto, brinde ou serviço que a sua persona tenha interesse
Atenção! Só ofereça no sorteio algo relacionado ao seu mercado. Por exemplo:
Se você vende xampu, sorteie algo como um produto para queda de cabelo feminino ou produto de beleza.
Não sorteie Iphones e coisas que todo mundo quer porque você vai sujar os seus seguidores com pessoas que não tem relação com o seu negócio.
Seus sorteios terão menor volume de pessoas impactadas, mas atingirá as pessoas certas que podem virar futuros clientes.
Datas comemorativas são boas desculpas para fazer sorteios e aumentar os seus clientes.
Se o sorteio for bem feito, o custo do produto sorteado se paga facilmente e o sorteio tende a dar lucro.
5. Feche parcerias com autoridades do seu nicho que já possui audiência nas redes sociais
Siga autoridades que a sua persona gosta e sempre esteja conectado a elas, comentando nas suas fotos e interagindo.
Você também pode oferecer cupom de desconto para as seguidoras ou seguidores desta influencer.
Elas amam oferecer brindes aos seguidores, e você terá novas vendas em sua loja vindo dela.
As influencers são ótimas em interagir com o público e postar conteúdo relacionado, mas péssimas em vender e tornar o negócio delas lucrativo.
Preste atenção nisso e feche parcerias com pessoas que complementam a sua loja.
6. Crie anúncios pagos nos canais de marketing, como Face Ads e Google Ads
Hoje em dia, você não precisa mais pagar fortunas por outdoors e comerciais em televisão ou rádio.
Com 10 reais por dia, você já consegue impactar pessoas que podem virar seus clientes.
Estude como fazer anúncios lucrativos ou contrate alguém para fazer este serviço para você.
O profissional nesta área de publicidade se chama Gestor de Tráfego. E você pode impactar pessoas que tenham interesses relacionados e costumes da sua persona.
7. Crie eventos sociais relacionados ao seu nicho
Reunir pessoas em pro de alguma causa é algo indispensável para você construir uma tribo de compradores e defensores da sua marca.
Mas não crie evento sem propósitos. Pense em uma causa importante que causará uma boa impressão para os seus futuros clientes, como por exemplo:
Se você possui uma marca de roupa sustentável, crie eventos de limpezas de praias, entre outros eventos parecidos. As pessoas se conectarão mais com a sua marca e a conhecerá.
Você também pode oferecer desconto nas peças para quem participou do evento e coisas relacionadas.
8. Entre em grupos que os seus clientes estão
Você vende algo relacionado a empreendedorismo?
Então procure no Facebook ou em outras redes grupos públicos que tenham pessoas com interesse no seu negócio e participe. Se conseguir entrar no grupo com a sua página, melhor ainda.
Participe ajudando as pessoas, tirando dúvidas e postando conteúdo de valor.
Eles clicarão no seu perfil e vão te conhecer. Podendo virar futuros clientes.
Se você aplicar todas as estratégias ditas anteriormente, com certeza vai conseguir gerar muitas vendas.
Mas não pense que acabou por aí, depois das vendas, você vai precisar de uma estratégia de fidelização do cliente, e para isso eu recomendo esse artigo aqui.
Abraço e Boas Vendas!
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Sobre o Autor
3 Comentários
Olá, Douglas! Tudo bem? Gostei do seu conteúdo. Você aceita o desafio de vender qualquer produto ou serviço pela internet? Você está pronto? Porque o resultado é garantido.
Acesse e aproveite: https://bit.ly/topaempreender
Com relação aos seguidores sem engajamento:
talvez possa ser uma alternativa (para quem está no início) comprar 10k de seguidores (no Insta) que, apesar não contribuírem para o engajamento e distribuição do seu conteúdo, poderá servir como uma prova social ( que é uma das mais poderosas armas da persuasão, segundo o Ph.D. Robert B. Cialdini) e liberar o arrasta para cima nos stories (uma ferramenta muito interessante para promover seus produtos).
Mto bom o artigo, pois definitivamente está cada vez mais concorrido o mercado online!