Antes de tudo, a maioria das pessoas tem um grupo de amigos que são mais próximos. Não é verdade?
Todo mundo tem aquelas pessoas que têm mais afinidade e se sentem mais à vontade para compartilhar momentos.
Sendo assim, sabendo disso, o Instagram decidiu criar uma funcionalidade que é exclusiva do aplicativo, o Close Friends no Instagram.
O recurso foi criado para estimular perfis pessoais, porém, marcas e influenciadores digitais se beneficiam muito dele.
E você já conhecia o Close Friends no Instagram? É sobre ele que vamos falar agora.
Quer saber mais? Então vem comigo para saber tudo sobre esse recurso.
Close Friends
O recurso Close Friends do Instagram, permite que o usuário selecione uma determinada quantidade de seguidores para criar uma lista de compartilhamento nos Stories.
Para publicar um story, o administrador terá 3 opções para enviá-lo.
Primeiro: Fazer o Compartilhamento para um usuário específico;
Segundo: Fazer o compartilhamento para todos os amigos de uma vez;
Terceiro: Fazer o compartilhamento somente para os melhores amigos.
O objetivo do recurso é fazer com que os posts que são divulgados nos stories, estejam visíveis apenas para o grupo ou opção que foi selecionado.
Para pessoas que tem muito seguidores, essa é uma excelente opção, pois ela permite que o dono da conta faça uma postagem selecionando apenas as pessoas que são mais próximas, ou pessoas com que deseja compartilhar um determinado conteúdo ou um stories mais restrito.
Inicialmente, o recurso era segmentado apenas por perfis pessoais, mas com o decorrer do tempo, empresas e marcas começaram a usar o recurso para fazer marketing.
Observação→ Quando você montar uma lista e publicar, o círculo do story ganha uma cor diferente (verde).
Como usar o Close Friends nas estratégias de marketing?
O recurso Close Friends pode gerar autoridade, estreitar o relacionamento com os clientes e fazer o direcionamento de conteúdo para o público de maneira correta.
A seguir, confira algumas práticas para você usar Close Friends nas estratégias de marketing. Veja a seguir quais são essas boas práticas:
1- Conteúdo exclusivo
Para usuários que interagem e são engajados, sendo fiéis a sua marca, o recurso pode ser utilizado para envio de conteúdo exclusivo, proporcionando assim um tratamento “VIP” para aqueles que valorizam e são leais a sua marca.
DICA: Faça um post, com novidades exclusivas para esse grupo fiel de seguidores.
2- Presenteie os seguidores com recompensas
O Close Friends, como você pode ver, distingue seguidores, então uma boa maneira de recompensar esses seguidores é oferecer um presente, transmitindo uma sensação de exclusividade para aqueles seguidores que são fiéis.
DICA: Essas recompensas podem ser cupons de desconto para clientes exclusivos do close friends.
3- Ofereça cursos, Webinars, consultorias com ofertas especiais
Outra maneira de aproveitar o recurso é que o Story permite fazer diversos formatos de publicação. Então aproveite para oferecer conteúdo por lá.
DICA: Ofereça conteúdo aprofundado como webinars, cursos e consultorias.
4- Tenha aproximação com seu cliente
Uma das vantagens de usar os stories como estratégia de marketing é a aproximação com o público. Porém, quando sua rede de seguidores cresce, visto que esse é o seu objetivo, você não vai conseguir dar atenção a todos.
Portanto, a partir disso, o closet friends, permite que você selecione os clientes que mais merecem atenção.
Pensando de maneira coerente e comercial, separar consumidores e se aproximar deles é fundamental para evoluir o seu negócio.
Tendo uma aproximação com seus clientes através do closet friends, você poderá de forma direta ter um bom relacionamento.
Essa aproximação pode te oferecer vantagens, veja:
→ Através de uma aproximação com os clientes fiéis selecionados, você vai poder convidar as pessoas desse grupo para testar um novo produto antes das outras. Também terá a possibilidade de saber a opinião a respeito de produtos, enviar vouchers e descontos dos produtos.
Dessa maneira, você poderá além de selecionar um grupo, entender o que agrada mais os componentes, podendo até mesmo transformá-los em promotores da sua marca, por livre e espontânea vontade. Legal não é?!
5- Sempre ofereça suporte e atendimento
Sempre esteja à disposição para ajudar no uso dos seus serviços ou produtos. Porém, você não vai conseguir oferecer essa opção para todos, dependendo do número de seguidores. É aí que vão entrar os melhores amigos do Insta, dessa maneira, você vai poder oferecer suporte a todos da sua lista.
Viu, existem algumas situações em que a lista de close friends poderá te ajudar em seu negócio, basta escolher qual se encaixa melhor no seu negócio.
“Mas afinal, posso ganhar dinheiro com minha lista de close friends?”
A resposta é SIM! E esse é o nosso próximo tópico. Confira!
Como ganhar dinheiro com minha lista de close friends
Sua lista de melhores amigos do Insta, pode sim fazer você Ganhar dinheiro, mas para isso, você deverá ter um bom planejamento.
Por exemplo, se você possui uma página que comercializa cosméticos, você poderá oferecer dicas sobre pele, maquiagem e cabelo.
O recurso close friend, te oferece a possibilidade de incluir somente os compradores de um determinado produto em uma lista (grupo), de outro produto em outra lista e assim sucessivamente.
Essa sensação de poder pertencer a um grupo gera interesse em outros seguidores influenciando outras pessoas a comprar, usar ou consumir o produto.
Essa estratégia aumenta o senso de urgência em querer o produto, afinal de contas, a ideia de um grupo de amigos é que tenha poucas pessoas, fazendo assim surgir propagandas do tipo “são as últimas vagas, aproveite!” por exemplo, despertando o interesse em outras pessoas.
Além disso, caso você trabalhe com o Marketing de Afiliados, poderá oferecer o seu Close Friends como um bônus para quem comprar o produto que você promove com você.
Criando uma lista de melhores amigos no Instagram
Agora que já te passei algumas ideias de marketing para usar na sua lista, vou te dar um passo a passo para criar uma lista de amigos.
Curioso? Então continue comigo e aprenda a fazer uma lista de amigos no Instagram. Veja:
Primeiro passo: Faça o seu login no Instagram;
Segundo passo: Clique no seu perfil e toque nos 3 traços que estão no canto inferior direito da tela e selecione → AMIGOS PRÓXIMOS ←
Terceiro passo: Defina quem vai fazer parte da sua lista de amigos.
Vá em pesquisar e pronto!
Muito fácil não é? Então já pode começar hoje mesmo!
Concluindo
Hoje, você aprendeu sobre o Close Friends no Instagram, que ele é um recurso que permite que o usuário selecione uma determinada quantidade de seguidores para criar uma lista de compartilhamento nos stories. Te mostrei algumas dicas e estratégias que vão te ajudar a usar esse recurso no seu negócio. Espero que tenha gostado e se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Até a próxima!
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