O que é Brand Persona – Guia Completo

Inicialmente, a criação de uma marca passa por etapas e para que as estratégias de marketing funcionem e sejam eficientes é importante desenvolver um Brand Persona.

Você sabe o que é um Brand Persona e quais os seus benefícios? Então está no artigo certo.

Hoje vamos falar sobre como o Brand Persona conecta sua marca ao público alvo.

Vamos falar também sobre a importância e como definir a Brand Persona.

Ficou curioso? Então veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o que é Brand Persona.

Afinal, O que é Brand Persona?

Brand Persona é a estruturação  de uma forma de linguagem de uma marca, ou seja, a personificação dos valores. Em outras palavras, se trata de um personagem que vai representar a linguagem e estilo da marca.

O objetivo de construir uma Brand Persona é fazer com que a equipe de marketing tenha uma boa comunicação com o público.

Essa comunicação pode ser feita nas redes sociais, por e-mail, no SAC e até nas campanhas publicitárias. O objetivo é saber como se posicionar na frente dos clientes tanto na  fala quanto nas ações de maneira mais real e natural possível.

Por que o Brand Persona é importante, para que ele serve?

Com o aumento da tecnologia, cada dia mais pessoas se conectam à internet, com isso, ter um relacionamento natural e humanizado com os clientes é fundamental para diminuir a distância e manter uma comunicação segura.

 Criar uma Brad persona é uma estratégia de marketing , se tornando  fundamental para aprimorar a experiência com os clientes.

Quer saber como uma Brand Persona vai te ajudar? Então continue lendo para descobrir.

Uma Brand Persona garante que as postagens e campanhas se mantenham em mesmo tom.

Irá tornar a comunicação mais natural e humana com o seu público.

A Brand persona permite que seu público interaja com sua marca.

Brand Persona e Buyer Persona existe diferença?
 

  • Buyer Persona→ é um personagem semi fictício, que representa um público que seria ideal para uma determinada empresa ou marca.  Buyer Persona representa o seu público ideal não os valores da marca.

Para desenvolver a buyer persona (que representa o perfil de um comprador ideal), faça o questionamento a seguir:

Primeiro: Quem é o meu cliente e o que ele precisa;

Segundo: Qual o seu tipo de comportamento;

Terceiro:  Quais são suas possíveis dúvidas e questionamentos.

Resumindo, Buyer Persona é a figura que vai representar um determinado cliente.

  • Brand Persona→ é a maneira de se comunicar com o público, sendo uma linguagem mais real, humana e natural possível. 

Na prática, a persona de sua marca está relacionada ao posicionamento em que você vai querer que sua empresa tenha .

Para desenvolver a Brand persona, faça o questionamento a seguir:

Primeiro: Se minha empresa fosse uma pessoa, quem seria ela;

Segundo: O que minha marca passa como valor;

Terceiro: Qual é o tipo de comunicação.

Resumindo, Brand Persona é o conceito, valores e a maneira de tratar um determinado cliente. Em outras palavras, a brand persona representa uma imagem que mostra os atributos da sua marca  fazendo com  que o cliente lembre de você quando efetuar uma compra.

OBSERVAÇÃO: De uma maneira geral, tanto a brand persona quanto a buyer persona devem se complementar, para assim alcançar o volume de clientes desejados.

Como fazer o planejamento de uma Brand persona

Tenha em mente que sua brand persona deve ser criada como uma pessoa de verdade, que tenha estilo, ideias, emoções, sentimentos. Para criar uma brand persona você deverá ter alguns cuidados, veja a seguir quais são esses cuidados.

1. Sua brand persona deverá ter a essência da marca.

A essência da marca é a característica que vai definir a personalidade de uma determinada empresa. Geralmente são usadas 2 ou 3 palavras que descrevem o negócio, sendo sempre constante em todas as categorias dos produtos.

2. Pilares de uma marca

Os pilares de uma marca são palavras chaves resumidas. Eles ajudam para que a  comunicação nas redes sociais sejam consistentes e certas.

 Sempre consulte os termos ao criar um conteúdo ou  anúncios. Verifique se as suas publicações realmente estão representando sua marca.

3. Essência da marca

A essência da marca é que a define, geralmente essa definição é feita por 2 ou 3 palavras. Fazendo com que um cliente ao pensar em sua marca lembre da sua essência.

Por exemplo: A Disney oferece grande diversão a família e a sua essência é definida em: diversão, família e entretenimento.

4. Qual sua missão, objetivo da empresa

De uma maneira geral, a missão é a base para a definição da Brand Persona. A missão de uma empresa é basicamente o objetivo a ser declarado. Quando você define a missão, suas estratégias ganham direcionamento, permitindo a verificação de ações e objetivos.

5. O cliente sempre tem razão, escute-o!

Ao criar uma brand persona é muito importante entender o que o cliente tem a dizer, ou o que ele espera da sua marca. Para que isso aconteça, você deverá trabalhar com as pesquisas de mercado.

Exemplos de Empresas com uma boa definição de Brand Persona

A seguir, fiz uma lista com algumas empresas que possuem uma boa definição de brand persona. Quer saber quais são essas empresas, então continue comigo para descobrir.

  • Chilli Beans;
  • Coca Cola;
  • Disney;
  • Kellogg’s;
  • Magazine Luiza;
  • McDonald’s;
  • Ponto Frio;
  • Starbucks.

Cada uma dessas empresas possui um tipo de negócio diferente e fazem uso de brand personas para se aproximar e criar vínculo com visitantes, tornando-os clientes.

Outro exemplo também de personas bem estruturadas são a NIKE e ADIDAS, e é sobre elas que vamos falar agora. Veja a seguir:

Nike – A Nike trabalha com o slogan “Apenas faça” ( Just do it ) e sua essência foca em valorizar a emoção, inovação e provocação.

Adidas – A Adidas por sua vez, trabalha com o slogan “Nada é impossível” ( Impossible is nothing ) e caracteriza-se como uma marca que valoriza a confiança, autenticidade, prática e estilo que são sua essência.

O que preciso para a construção de uma Brand Persona

É muito importante que a criação da marca seja bem elaborada e implementada corretamente para que sua marca seja forte no mercado.

Para criar a identidade da empresa escolha um “tom de voz” que seja adequado para o público memorizar.

A Brand persona, basicamente é uma mediadora na relação comercial que promove interesses mútuos. Os ganhos financeiros podem ser grandes e ainda podem trazer a fidelização de um cliente que se identifique com a marca.

Finalizando

Nesse artigo, você pode entender que criar uma brand persona estruturada vai fazer toda diferença para uma empresa. Para isso, você deverá traçar boas estratégias, seguir a identidade da marca e manter uma boa comunicação com seus consumidores para gerar melhores resultados. E aí, gostou do artigo?  Tem alguma pergunta? Então deixe nos comentários. Até a próxima!

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