O Que é Ciclo De Vida do Produto?
O que é ciclo de vida do produto?

O ciclo de vida de um produto é fundamental para o sucesso no marketing e vendas. 

Se você ainda não conhece como funciona essa metodologia, provavelmente, terá mais resultados negativos em seu negócio, seja ele uma Startup ou uma empresa tradicional.

Não importa qual é o segmento da sua empresa. Todos os produtos e serviços tem estágios definidos antes ou depois do seu lançamento. 

A teoria explica que temos cinco fases que correspondem ao ciclo de vida do produto. 

Se o seu time planejá-las com eficiência, aumenta as vendas e traz mais vantagem competitiva para o negócio.  

Essa poderosa estratégia também vale para o lançamento de uma nova marca no mercado.

Quer descobrir como potencializar os números da sua empresa e ter uma alta performance? Então, continue com a leitura e veja como ter mais sucessos com os seus produtos e serviços. 

O que é ciclo de vida do produto? 

O ciclo de vida de um produto é um processo que foi desenvolvido para monitorar um produto ou marca desde o momento da confecção até chegar ao comércio.

Nesse percurso, ainda é observado o seu lançamento e a forma como ele cresce junto com a sua audiência.  

O conceito foi desenvolvido pelo economista Theodore Levitt. O alemão radicado nos Estados Unidos foi um dos melhores alunos na Harvard Business School. 

Na prática, a metodologia tem cinco etapas: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Por meio dela, você consegue acompanhar se o produto está sendo aceito ou não no mercado, a atração e a fidelização de consumidores, além das estratégias que são direcionadas aos preços. 

O conhecimento dessas fases permite entender quais são as melhores estratégias para divulgar um produto, serviço ou marca no mercado. 

Outro ponto interessante é que o seu time tem mais facilidade para descobrir o período que aquele produto deve estar presente no comércio. Esse tipo de dado é fundamental em um planejamento estratégico. 

O mais interessante é que a teoria ajuda a entender os motivos que impactam no ciclo de vida de um produto. 

Por que o ciclo de vida do produto é importante? 

Um produto ou serviço não é lançado no mercado de qualquer forma. Os times da empresa estudam o cenário para identificar o momento exato para apresentar uma novidade ao público. 

No time de marketing, por exemplo, gestores e analistas buscam diversas respostas para construir uma estratégia que cause impacto ao cliente. 

Portanto, o marketing calcula o quanto de investimento será necessário para trabalhar na divulgação do produto antes e depois do lançamento

Outros planos de ações também são criados para potencializar o número de vendas ou para virar o jogo quando os resultados não são satisfatórios. 

O time de vendas também faz diversas reuniões para entender alguns pontos que são essenciais para a empresa. 

Geralmente, ele busca entender qual é o preço que será colocado no mercado; quais são as melhores estratégias para colocar em ação quando as vendas dos produtos estão em alta ou em baixa; quando aumentar a produção do produto e quando reduzir. 

Em um primeiro momento, isso pode parecer complicado. No entanto, as respostas ajudam a entender melhor o ciclo de vida de cada produto. 

É fundamental deixar claro que nem todos os produtos ou serviços merecem uma atenção especial da empresa. 

Cada item deve ter uma estratégia segmentada, seja para a área de vendas, publicidade ou a produção. 

Se o seu time não conhece os detalhes de cada estágio, provavelmente, você perderá dinheiro e ótimos resultados. 

É possível ainda que um determinado produto caminhe de forma rápida em um ciclo de vida, gerando gastos desnecessários, pois a sua empresa não conseguiu aproveitar o potencial daquele item. 

Essas consequências ocorrem porque os times não consegue entender quais são as etapas que geram mais retorno para as empresas.

Sabemos o quanto o marketing é fundamental para qualquer tipo de negócio. Ele faz com que um produto ou serviço ganhe mais destaque e permaneça na memória dos clientes. 

Quais são as fases do ciclo de vida do produto?

Agora que você já sabe o que é ciclo de vida do produto e porque ele é importante, que tal conhecer as fases que compõem essa teoria? 

Aprenda abaixo as características de cada uma. 

1. Desenvolvimento

O ciclo de vida de um produto inicia-se na parte do desenvolvimento. 

Nesta etapa, o produto ou serviço ainda é um projeto. Nela, você pode aprimorar o conteúdo para deixá-lo pronto para o mercado. 

A etapa de desenvolvimento exige um esforço maior do time de marketing para entender a sua viabilidade e garantir que todos os recursos estejam funcionando sem problemas. 

Além disso, são planejadas as ações de pré-lançamento. 

Vamos a um exemplo? 

Imagine que uma determinada marca está lançando um novo refrigerante no mercado. 

Para que ele chegue até a casa dos consumidores, ele é desenvolvido, estudado e passa por diversos testes antes de ser comercializado. 

2. Introdução

O segundo estágio do ciclo de vida de um produto depende do item anterior para que o produto seja comercializado com qualidade. 

Na prática, isso quer dizer que a empresa deve começar as suas estratégias de marketing para que o produto alcance os resultados desejados pelo negócio. 

Neste momento, você não deve se desesperar, pois é comum gastar e não ter lucro. 

As estratégias devem ser planejadas no topo do funil de vendas. Nela, a publicidade tem como objetivo despertar a curiosidade das pessoas interessadas em seu produto ou serviço. 

3. Crescimento

O ciclo de vida do produto já está na etapa de crescimento. 

Você deve atingir mais pessoas no mercado para alcançar a liderança.

No crescimento, não é necessário fazer muitos investimentos, pois já é possível perceber alguns lucros. 

O seu produto foi aceito pelo cliente e não há mais receio sobre a quantidade de demanda. 

O papel do marketing é fazer com que as vendas aumentem, mas que os consumidores fiéis permaneçam na empresa. 

4. Maturidade

Na etapa de maturidade, o seu produto não tem mais oportunidades de crescimento e parece que atingiu o topo. 

No entanto, você não deve parar com as ações de marketing.  

Se você relaxar, a concorrência ocupará o seu lugar rapidamente. 

Por isso, recomendamos que você faça uma boa estratégia para descobrir até onde pode investir para continuar no ápice do seu mercado.  

5. Declínio

O declínio é um dos estágios mais tristes do ciclo de vida, pois ele indica que o seu produto chegou ao fim. 

A queda nas vendas e nos lucros identificam que é o momento exato para mudar a estratégia, planejar o encerramento da produção ou até substituí-lo por uma opção mais recente no mercado. 

Sabemos que todos os produtos chegam ao fim. 

No entanto, se você pretende continuar lutando, deve-se apostar em estratégias de inbound marketing e outbound marketing para se manter nas primeiras posições. 

Talvez, esse pode ser um momento ideal para um novo ciclo, assim como, ocorre com a Coca – Cola. A marca de refrigerante que se reinventa todos os dias para continuar no topo. 

O ciclo de vida do produto é fundamental para qualquer empresa, pois ele aumenta o número de vendas e faz com a que a organização se torne mais competitiva no mercado. 

Baixe Seu Ebook

Baixe Seu Ebook

Comece a montar seu negócio online

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.