7 maneiras de ganhar dinheiro enquanto você está construindo seu portfólio de desenvolvedor web

Mesmo se você planeja se mudar para um trabalho assalariado em tempo integral, começar sua carreira como desenvolvedor web freelancer pode ser uma excelente maneira de construir seu portfólio e fazer contatos no setor. Infelizmente, os novos Desenvolvedores Web geralmente cometem o erro de trabalhar de graça, especialmente se ainda estiverem trabalhando na criação de seu portfólio. Continue comigo e entenda como ganhar dinheiro com desenvolvimento de sites.

Meu conselho: NUNCA trabalhe de graça. A sério.

Por um lado, seu tempo e habilidades são incrivelmente valiosos. Em segundo lugar, pode ser uma receita para o desastre. Mesmo que você esteja fazendo um trabalho para um amigo, se ele não for obrigado a pagar pelo seu trabalho, ele pode não se sentir confortável em ser honesto com você sobre se está satisfeito ou não. Também é difícil ter essa determinação de “fazer o trabalho” se você não for pago. Você não precisa pedir muito, mas cobrar alguma coisa ou fazer uma permuta.

Agora, com isto posto, aqui estão 7 dicas sobre como você pode encontrar trabalho remunerado enquanto você ainda está construindo seu portfólio de desenvolvimento web.

  1. Faça o seu próprio site ser incrível: Sua primeira chance de mostrar suas habilidades de desenvolvimento web pode estar construindo seu próprio site de negócios freelance. Ao assumir novos projetos, você pode usar este site como um ótimo local para mostrar seu portfólio e os depoimentos de clientes que exemplificam sua experiência. Certifique-se de que é relevante, moderno e em sintonia com as tendências atuais de design . Além disso, certifique-se de vincular seu site a suas contas de redes sociais.
  2. Fale com amigos e familiares: Mesmo que você não tenha um portfólio robusto, as pessoas tendem a fazer negócios com pessoas que conhecem, gostam e confiam. Se você tem vários amigos no Facebook, pode ser que um deles (ou alguém que eles conhecem) estejam interessados em criar um site. Se você estiver fora de casa, comece a falar sobre o tipo de trabalho que você faz – basicamente conversas sobre vendas online, internet marketing entre outros assuntos que podem atrair a atenção das pessoas.
  3. Aproveite o LinkedIn: Depois de alcançar seus amigos e familiares, você deve aproveitar o LinkedIn, pois é uma ferramenta poderosa para se conectar com colegas e clientes em potencial. Certifique-se de que seu perfil esteja atualizado com as habilidades que você traz para a mesa e também vincule a qualquer exemplo anterior de projetos que você tenha concluído. O LinkedIn também tem um quadro de empregos com muitas oportunidades de freelancer. Você pode ganhar mais visibilidade juntando-se e participando de grupos relevantes. Além disso, o Linkedin é um ótimo meio de encontrar pessoas importantes e tomadores de decisão de diversas empresas.
  4. Evite sites de Freelancing (por enquanto): Sites independentes como Upwork , Fiverr e 99 Frellas ajudam a conectar freelancers a pequenos projetos de design / desenvolvimento. Enquanto alguns desenvolvedores juram, pode ser extremamente difícil começar o trabalho apenas começando, com a maior parte do tempo dedicada a garantir um trabalho faturável. Esta é definitivamente uma opção, mas a melhor opção é sempre através do boca a boca e redes pessoais.
  5. Alcance as pequenas empresas locais: A maioria das pequenas lojas de bairro não tem um desenvolvedor web na equipe, mas estaria disposto a pagar uma quantia razoável por alguma ajuda de desenvolvimento / design de sites. Envie um e-mail para o proprietário informando que você é um desenvolvedor da Web local, um fã de seus negócios e deseja ajudar estendendo seus serviços com uma tarifa com desconto. Uma boa ideia também é fazer uma pesquisa e descobrir quais são as empresas que já tem um site, mas que são sites extremamente ultrapassados, feios e não funcionais. Se o dono da empresa já investiu uma vez no desenvolvimento de seu site, provavelmente ele tem ideia do valor deste serviço e pode ser um prospect que esteja mais propenso a fechar com você.
  6. Parceria com os colegas: Muitos Desenvolvedores Web disseram que encontraram mais trabalhos de freelance em contato com uma rede com outros freelancers. Alguns freelancers têm mais trabalho do que podem assumir, ou projetos que se estendem além de suas capacidades. A boa notícia é que muitas vezes eles estão dispostos a fornecer referências de outros freelancers que eles confiam e respeitam. Você pode trabalhar em rede com outros freelancers por meio de grupos no LinkedIn, Google+, Facebook e fóruns e portais da área de web design e desenvolvimento.
  7. Estabeleça uma Presença Digital: Se você quer alguém para contratá-lo como freelancer, defina-se à parte. Primeiro, comece a usar o GitHub e comece a blogar (seja no seu próprio blog, seja como blogueiro convidado). Se você aprender algo novo, trabalhar em um projeto, escrever um código inteligente, não deixe de compartilhá-lo! Estabelecer sua presença digital é uma ótima maneira de estabelecer credibilidade, mesmo se você for novo no setor.

“Este é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, co-fundador e desenvolvedor de sites WordPress na empresa UpSites Digital. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas e amigáveis, Caio também gosta de escrever no tempo livre e de tocar violão.”

https://www.linkedin.com/in/caionog/

www.facebook.com/caio.nogueira01

Baixe Seu Ebook

Baixe Seu Ebook

Comece a montar seu negócio online

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. A dica sobre as plataformas de freelancing é extremamente verdadeira. Sou de outra área, iniciei meu trabalho nessas plataformas e eram valores ilusórios, que não permitem que a pessoa se mantenha de forma saudável e consiga pagar as contas.
    O melhor mesmo, como o texto aponta, é desenvolver o seu marketing pessoal através das redes sociais, boca a boca e criar portfólio. Quando a gente começa a valorizar nosso próprio trabalho, as portas vão se abrindo, chega uma hora que elas simplesmente se abrem de forma automática. Não é fácil, mas é possível.
    Sucesso a todos que estão começando, seja na área de desenvolvimento ou em outras muitas que possibilitam o trabalho como freela.
    E parabéns ao site pelo texto de qualidade e dicas com real valor!