5 gatilhos mentais para sua empresa gerar mais vendas na internet

Estudos realizados por cientistas apontam que nosso sistema límbico, área do nosso cérebro responsável pelas emoções, é o responsável por nos mover no sentido de tomarmos decisões.

E isso tem sido cada vez mais explorado por agências de marketing para aumentar o nível de vendas das ações das empresas.

E os Gatilhos Mentais estão inseridos exatamente neste contexto, nada mais são que gatilhos que faz com que despertem emoções nas pessoas e, estas emoções, são responsáveis por fazer com que as pessoas se movimentem no sentido da tomada de decisão.

Existem diversos gatilhos mentais, mas alguns tem mostrado serem mais eficientes, especialmente na internet, onde é possível veicular conteúdos interativos e que permitem a exploração destes importantes elementos.

Neste artigo vamos falar sobre os 5 gatilhos mentais que mais tem auxiliado empresas a aumentarem as vendas.

5 gatilhos mentais para sua empresa gerar mais vendas na internet

1 – Escassez

Um dos mais poderosos, o gatilho mental da escassez consiste em demonstrar que há poucas unidades de um determinado produto ou serviço e que pode esgotar a qualquer momento.

Isso faz com que as pessoas que possuem um interesse em efetivar a compra acelerem seu processo de decisão.

Este é explorado nos principais sites do mundo, como pode notar no exemplo abaixo retirado do site da Amazon.com.

Gatilho escassez da Amazon

E porque funciona o Gatilho da Escassez?

Ele funciona pois este gatilho aciona nosso sistema límbico e em nosso cérebro há registros de frustrações vividas no passado. 

Frustrações por querer uma determinada coisa e não poder ter. Automaticamente este gatilho associa em nosso cérebro uma sensação de perda / dor, o que faz com que nosso cérebro queira tomar a decisão no sentido de evitar que isso ocorra novamente.

2 – Urgência

O Gatilho da Urgência tem princípio semelhante do gatilho mental da escassez, porém neste caso a limitação é pelo tempo e não pela quantidade.

Muito comum também ser utilizado na internet e qualquer consultoria em marketing digital irá te recomendar.

A Black Friday por exemplo é campeã no uso de gatilhos mentais, especialmente o da urgência.

Veja o exemplo desta ação das lojas Americanas:

Gatilho de urgência da Americanas

3 – Efeito Manada / Prova Social

Estes dois gatilhos mentais estão intimamente ligados, por isso resolvi colocar em um tópico só.

E gatilho do efeito manada consiste em demonstrar para as pessoas que outras pessoas estão comprando.

Naturalmente elas tendem a acompanhar a decisão da maioria.

Imagine a seguinte situação: Você esta andando na rua e de repente se depara com várias pessoas olhando para cima (céu).

O que você faz: Você olha também para ver o que esta acontecendo ou segue em frente e finge que nada está acontecendo?

A grande maioria das pessoas olha para cima também para ver o que esta acontecendo. É uma tendência natural.

E a prova social consiste em mostrar a credibilidade da empresa demonstrando o volume de pessoas que confiram na marca.

Veja este exemplo retirado do site Booking.com:

Gatilho prova social do Booking

Esta informação não esta ai a toa. Ela esta ai para gerar o efeito manada e aumentar as vendas / reservas deste hotel.

4 – Curiosidade

O Gatilho Mental da Curiosidade é tão poderoso quanto os demais.

Quem, na face da terra, não ficou curioso em algum momento da vida?

A curiosidade é um sentimental natural das pessoas e faz com que elas tenham reações muitas vezes inesperadas.

Este gatilho é muito usado por empresas que criam conteúdo para internet. Estas empresas utilizam a curiosidade nos títulos dos conteúdos, para fazer com que as pessoas cliquem e visitem a página que desejam.

Alguns exemplos de títulos que exploram a curiosidade:

  1. 7 segredos que nunca ninguém te contou que irão ajudar você emagrecer;
  2. Como crescer a massa muscular com um truque que você não conhece;
  3. Descubra o método que esta revolucionando a forma como se faz Marketing Digital;
  4. Aberta a Caixa Preta do BNDES. Descubra como conseguir recursos para investimentos a juros extremamente baixos;

Todos estes títulos estão explorando de alguma forma a curiosidade e o desejo de descoberta das pessoas.

Este tipo de conteúdo normalmente possui uma taxa de cliques e abertura muito superior em comparação com conteúdos que não exploram o uso de gatilhos mentais.

5 – Antecipação

O gatilho da antecipação também é uma poderosa forma de gerar interesse para produtos, serviços e conteúdos.

A antecipação é muito utilizada tanto no meio digital mas como também por veículos de massa, como a televisão por exemplo.

Quem nunca viu um comercial de uma novela antecipando parte do que irá acontecer no próximo capítulo ou ainda um comercial do jogão do campeonato que irá acontecer e será transmitido no dia e hora mencionado?

Este gatilho é extremamente comum e tem o poder de gerar uma expectativa enorme nas pessoas para o momento do “lançamento ou acontecimento”.

Na internet, se você possui uma automação e marketing digital ou uma lista de emails, é possível aplicar a antecipação se relacionando com seu público e dando pequenas informações do que irá acontecer nos próximos tempos.

Ou ainda é possível utilizar as redes sociais para explorar o gatilho da antecipação. Os canais são os mais diversos possíveis para se explorar a antecipação.

Veja o exemplo desta ação de uma loja (Ela já é um pouco antiga, mas reflete bem um exemplo de gatilho mental da antecipação)

Gatilho antecipação da Black Friday

Este banner foi veiculado por esta loja no site e também nas redes sociais.

Conclusão

Os Gatilhos mentais são uma das mais importantes armas de persuasão existentes e cada vez mais são exploradas por profissionais e agências de marketing digital.

Elas aumentam consideravelmente as chances de conversão e vendas de produtos e serviços, taxas de cliques e visitas em conteúdos promovidos por empresas e também a taxa de cliques em anúncios veiculados tanto em redes sociais como também em mídias como Taboola, Google Ads e outras.

Existem mais de 50 tipos de gatilhos mentais, onde cada um pode ser utilizado de uma maneira diferente para atrair mais seus consumidores.

Ter o domínio sobre os principais e aplicar em suas ações de Marketing pode fazer um diferencial muito grande em conversões.

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