Como Fazer um Podcast Usando o Celular em 2021

Se você quer saber como fazer um podcast usando apenas o celular, este artigo é para você! Afinal, você já ouviu um podcast e pensou que também poderia fazer isso? 

Ou talvez, já tenha ouvido falar de outras pessoas que conseguem ganhar dinheiro todos os meses fazendo podcasting. 

A boa notícia é que a barreira de entrada para iniciar seu próprio podcast é baixa. Mesmo sem habilidades técnicas, quase qualquer pessoa pode começar seu próprio podcast. 

No entanto, não é tão fácil fazer um podcast de sucesso. Você provavelmente não sabe exatamente o que acontece para iniciar um podcast, que é exatamente o que aprenderá aqui. 

Fazer podcast é algo menos concorrido e competitivo do que o blog, por exemplo, tornando agora o momento perfeito para criar o seu. 

Saber como fazer um podcast se tornou algo comum, afinal, as pessoas estão cada vez mais interessadas em conteúdo no formato de áudio. 

Se essa também é a sua dúvida, continue a leitura e descubra como ter um podcast de sucesso!

O que é podcast e como funciona?

A maneira mais fácil de entender o podcast é pensar nele como um blog de áudio. Cada episódio é como uma postagem de blog, falando sobre um tópico específico. 

O podcasting tem sido um canal de conteúdo mainstream há anos, mas ainda está crescendo. Com novas tecnologias como Amazon Alexa e Google Home se tornando mais populares, parece razoável esperar que essa tendência continue no futuro próximo.

Um último fator a ser considerado é que o podcasting não é popular somente entre jovens, mas também entre pessoas de meia-idade. 

Conforme a população envelhece como um todo, o número de ouvintes de podcast também aumenta.

Junte tudo isso e haverá um futuro brilhante à frente do podcast, e ainda é um bom momento para começar um podcast agora.

Como exatamente funciona o podcast? 

Existem algumas técnicas que você não considera quando está acostumado a ouvir podcasts. Então, vamos dar um passo atrás e dar uma olhada em uma visão geral de alto nível.

Há bastante flexibilidade em cada um dos 3 estágios principais da criação de um podcast, que é o que este artigo irá cobrir.

Por enquanto, entenda que:

  1. Você grava episódios usando equipamento e seu computador.
  2. Envia esses arquivos para um host de podcasting.
  3. Em seguida, envia esses episódios aos diretórios para que os ouvintes possam encontrá-los.

Em cada uma dessas três etapas, há muitos detalhes mais sutis sobre os quais você provavelmente terá dúvidas:

  • Qual equipamento você precisa?
  • Qual software é o melhor?
  • De onde você tira a música tema?
  • Como você escolhe um tópico de podcast?
  • Qual host é o melhor para podcasts?
  • Qual host é melhor se você tiver um site WordPress?
  • Como você fará com que as pessoas ouçam seu programa?

Não se preocupe, vou dar uma resposta simples a todas essas perguntas e muito mais neste post.

Qual equipamento eu preciso para iniciar um podcast? 

Todo mundo que quer saber como criar um podcast pelo celular também quer saber quais equipamentos e ferramentas deve usar, então vamos tirar isso do caminho agora.

As configurações de podcasting profissional podem ser bastante complicadas, mas vamos nos concentrar no essencial e mantê-lo o mais simples possível.

Quanto custará o próprio equipamento?

Isso vai depender muito do equipamento que você deseja usar. Principalmente se trata de seu orçamento e metas com seu podcast. É bom começar pequeno e atualizar mais tarde.

Itens que poderão ajudar você a fazer seu podcast pelo celular: 

  • Microfone de Lapela;
  • Seu Celular;
  • Fones de ouvido;
  • Software para Gravação de Voz e Edição.

Alguns itens que poderão ajudar você a criar um podcast: 

  • Microfone;
  • Interface de áudio (se comprar um microfone analógico);
  • Fones de ouvido;
  • Software de edição.

Como iniciar o podcast

Agora que você já sabe quais itens podem ajudar você a criar um podcast, é hora de saber como começar a criá-lo.

Etapa 1: Escolha um nicho para o seu podcast

Uma das coisas mais importantes quando trata-se sobre como criar um podcast, é escolher um nicho. 

Assim como no blog, você precisa encontrar um nicho para o seu podcast. Algo que as pessoas desejam aprender e que não existe. Existem 2 situações principais em que você pode se encontrar.

A primeira é que você está pensando em iniciar um podcast para atrair tráfego (e clientes) adicionais para sua empresa. Isso significa que sua categoria geral é essencialmente escolhida para você. Deve ser altamente relacionado ao seu negócio.

A segunda situação é que você deseja iniciar um podcast como um negócio, na esperança de ganhar dinheiro com ele diretamente ao longo do tempo. Sua categoria é mais aberta nesse ponto.

Mas, antes de escolher uma categoria, considere que os ouvintes de podcast geralmente procuram os podcasts para obter conselhos de especialistas.

Ao contrário dos blogs, em que você pode tentar apresentar uma perspectiva única como um iniciante em um tópico, a maioria das pessoas motivadas o suficiente para procurar um podcast quer conselhos de especialistas.

Então, eu pergunto a você: “Em que você é hábil ou especialista?”

A alternativa é ter conexões com muitos especialistas que você pode entrevistar em um podcast, mas poucas pessoas os têm. Esteja avisado que é difícil conseguir bons hóspedes se você ainda não os conhece, pois as pessoas pedem coisas a eles o tempo todo.

Etapa 2: Escolha um nome e crie um logotipo

Há muito trabalho a ser feito antes de você começar a gravar. Fazer as tarefas desta seção pode ter um grande efeito em como criar um podcast. 

Se o seu nome for ruim, ninguém lhe dará uma chance. Não tente ser muito inteligente, apenas escolha um nome descritivo que você ache que parecerá atraente para o seu público.

Se você for bem conhecido em seu setor, pode colocar seu nome no título. Caso contrário, escolha a palavra-chave principal que descreve claramente do que se trata o seu podcast. 

É bom se as palavras restantes fornecerem algumas imagens sobre a abordagem geral do seu podcast.

Além do nome do podcast, também é fundamental criar uma boa logotipo. Ou seja, você precisa pensar em um bom design para a capa do seu podcast, um que realmente chame a atenção e tenha relação com o seu nicho.

Etapa 3: Escolha seu provedor de hospedagem de podcast

Se você não escolher um host confiável e de boa qualidade, os ouvintes podem ter problemas para baixar ou transmitir seus episódios de podcast. Essa é uma boa maneira de perder ouvintes.

É por isso que você deve, pelo menos, ir com um host de podcast. Isso é diferente de um host de site como o HostGator, por exemplo.

Os serviços de hospedagem de podcast são construídos em servidores de mídia projetados para armazenar grandes arquivos de mídia (seus episódios) e suportar a alta largura de banda necessária para que os ouvintes baixem ou transmitam episódios.

Cada host de podcast tem seus próprios pontos fortes e fracos. Existem 4 coisas principais que você deve considerar:

  1. Preço – quanto você pode pagar? Geralmente, quanto mais você paga, mais espaço você terá. Faz sentido começar com um pacote introdutório e depois atualizá-lo à medida que você grava mais programas.
  2. Simplicidade – Alguns hosts de podcast são mais fáceis de usar do que outros. Se você estiver se sentindo oprimido, opte pela simplicidade ao invés do poder.
  3. Suporte a RSS Feed – Os hosts que recomendo abaixo criam automaticamente um RSS feed para você, mas se você escolher um host diferente, certifique-se de que eles também o façam.
  4. Construtor de sites Alguns hosts de podcast fornecem um construtor de sites para que você possa construir um site completo que possa integrar facilmente seus episódios. Isso pode ser útil ou completamente desnecessário para você. Outros simplesmente fornecem uma página de podcast básica que lista seus episódios.

Etapa 4: Grave seu podcast

Você queria saber como criar um podcast e agora chegamos na etapa de finalmente começar seus episódios. 

Comece configurando seu microfone. Se você tiver apenas um microfone USB, conecte-o ao computador e ele deverá ser reconhecido automaticamente.

Se você escolheu um microfone analógico, siga as instruções de onde veio sua interface de áudio.

Vou descrever os fundamentos da gravação e suas opções para os 3 cenários principais de podcast; 

  1. Podcast solo (só você);
  2. Podcast com várias pessoas localmente;
  3. Podcast com várias pessoas em vários locais (como uma entrevista no Skype);

Você pode gravar seus episódios de podcast com o auxílio de algum software de áudio, como o Audacity.

Pressione o botão quadrado “parar” para encerrar a gravação.Você pode pressionar o botão “reproduzir” para ouvir o clipe que gravou e certificar-se de que estava gravando sua voz.

Não se preocupe se tiver que repetir certas coisas para acertar durante o episódio do podcast, você sempre pode recortar as partes ruins mais tarde.

Etapa 5: Promova seu podcast

Para publicar seu episódio, envie-o ao seu provedor de hospedagem. Este é apenas um simples upload de arquivo, e seu anfitrião deve lhe dar instruções quando você se inscrever.

Agora é hora de tentar conseguir ouvintes. Do que você precisa: o feed RSS do seu podcast (obtenha com seu provedor de hospedagem).

Liste seu podcast nos principais diretórios

Quando os ouvintes navegam em diretórios como iTunes, eles só veem os podcasts que foram adicionados ao diretório.

Você só precisa adicionar seu programa a um diretório uma vez. A partir daí, seu feed RSS será atualizado conforme você adiciona episódios e os diretórios também são atualizados.

A maioria dos diretórios exige que você tenha apenas um único episódio em seu feed RSS, mas é uma boa ideia ter pelo menos 5 ou mais. 

Se alguém ouvir um episódio seu, você deseja que ele ouça mais para incentivá-lo a se inscrever. Os principais diretórios aos quais você deseja adicionar seu programa são:

  • iTunes;
  • Google Play Music;
  • Stitcher;
  • Spotify;
  • Pocketcasts.

A maioria é simples, basta adicionar seu feed RSS.

Erros comuns a evitar

Quando você perguntar a podcasters que falharam o que deu errado, você ouvirá certas coisas surgindo com frequência. Saber como criar um podcast é importante, mas saber o que deve evitar é mais importante ainda. 

Os erros mais comuns e que devem ser evitados no momento de criar podcast são:

1. Não planejar a longo prazo

Se você fizer tudo que está neste artigo, levará um pouco de tempo e esforço. Você pode passar um mês planejando seu podcast antes mesmo de começar.

Mas, você terá um único episódio e, mais importante, uma base sólida para crescer.

Você não terá milhares de downloads por dia durante a noite .

Se você não estiver preparado para trabalhar duro por 6 a 12 meses, sabendo que não verá muitos resultados positivos nesse período, provavelmente não terá sucesso. Essa é a dura verdade.

O trabalho neste guia é apenas o começo e você precisa continuar a trabalhar depois.

2. Não ser consistente

Assim como é uma boa ideia ter um blog de forma consistente, é uma boa ideia publicar episódios de podcast em uma programação consistente.

Seus ouvintes mais leais esperarão ver um novo episódio seu com base em qualquer programação de publicação que você escolher. Se você perder datas de publicação aleatoriamente, verá que perderá ouvintes.

Planeje com antecedência e sempre tenha vários episódios prontos para publicar, caso você não possa gravar um em algum momento devido a férias ou doença.

3. Não promovendo seu show

Finalmente, como mencionado antes, promover seu programa é a melhor maneira de obter tração antecipada.

Quando você não tem ouvintes inicialmente, não tem resenhas ou downloads, o que significa que não há como obter novos ouvintes.

Promover seu programa em seu blog, lista de e-mail, mídia social ou até mesmo saber como gerar tráfego gratuito ou pago é a melhor maneira de obter as primeiras avaliações e avaliações que determinarão o quão rápido seu público crescerá.

Conclusão

Depois de tantas dicas, agora deve estar mais claro para você como criar um podcast. 

Se você estiver confuso, comece na etapa 1 e dê um passo de cada vez.

Ainda é um ótimo momento para começar um podcast e, com algum trabalho árduo, pode ser seu único negócio ou um grande canal de marketing em um ano ou assim.

Espero que tenha gostado do contéudo e que em breve o seu podcast esteja no ar. 

Boa sorte!

Baixe Seu Ebook

Baixe Seu Ebook

Comece a montar seu negócio online

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

INSCREVA-SE comece a ganhar dinheiro DE VERDADE NA INTERNET

EU SEI…Todo Mundo Fica Oferecendo “Coisas Grátis”, Mas Pode Ter Certeza, Esse Curso Gratuito é DIFERENTE de tudo o Que Você Já Viu!