Quem não usa nenhuma rede social hoje em dia? Difícil imaginar a vida sem, ao menos, um aplicativo de conversas online, não é mesmo?
Então, as redes sociais devem ser usadas por quem pensa em marketing gastronômico como fazer, já que, as propagandas são voltadas para o público em geral e, no caso, estão presentes nessas plataformas digitais.
Como encontrar com eles e fazer com que conheçam nosso negócio é do que vamos tratar aqui, pois, o futuro das empresas dependerá do sucesso delas na internet também.
Marketing gastronômico: como fazer isso na internet?
Sabemos que o público-alvo em qualquer mercado está na internet e que essas pessoas consomem seus produtos baseados no que veem e ouvem falar nas redes sociais.
Por isso, quem pensa sobre marketing gastronômico como fazer, precisa estar atento às principais redes sociais como Instagram, Facebook, Tiktok e WhatsApp, já que é aí que encontramos os potenciais clientes.
Vamos falar como trabalhar usando essas redes sociais para chamar atenção do público para nosso negócio.
Poste stories diários
Story é um vídeo ou foto que some rapidamente depois que é postado, por isso é muito consumido pelas pessoas que usam Facebook ou Instagram.
O empresário que pensa em marketing gastronômico como fazer dinheiro com o auxílio das redes sociais.
Deve considerar a postagem diária de stories, já que essa tecnologia aproxima o restaurante de seus clientes, já que a pessoa pode postar vídeos curtos do alimento sendo produzido e realizar enquetes para saber a opinião dos clientes.
Por meio de edições, as imagens usadas em um story de Instagram, por exemplo, ficam bem melhores e quem está assistindo sente fome só de ver a qualidade das fotografias.
Faça postagens constantes
Diferentemente das anteriores, as postagens feitas diretamente na timeline do Facebook e do Instagram não somem após alguns segundos, então não precisamos postar todas as horas do dia uma imagem nas redes sociais.
Quem pensa em marketing gastronômico como fazer, pode postar uma imagem por dia apontando somente o cardápio e o prato montado de uma forma bem chamativa, pois, muitas postagens diárias só irão poluir a página dos clientes com muitas fotos.
Aposte na qualidade de uma postagem diária só e veja os resultados que isso causa, respondendo comentários, curtindo respostas de clientes que comentaram na postagem.
Isso, na verdade, é muito importante para que o cliente se sinta importante para o estabelecimento, já que alguém da empresa respondeu seu comentário.
Poste vídeos curtos
Existem os reels do Instagram, mas quem conhece o TikTok sabe que o potencial de visualização nesta plataforma é bem maior, pois, os vídeos possuem muito mais edições e áudios salvos que já estão na boca do povo, por assim dizer.
Associar essas estratégias para falar a linguagem que as pessoas estão falando é muito importante para fidelizar clientes, já que essas pessoas gostam de saber que uma empresa fez uma postagem pensando nela a tal ponto que até mesmo o conteúdo postado foi feito em sua linguagem.
Os vídeos no TikTok são curtos e são assistidos por milhões de pessoas todos os dias, então, a chance de viralizar ali é bem maior do que no Instagram, onde os estabelecimentos mais famosos já fizeram sua marca e popularidade há tempos.
Crie grupos de conversa
Criar grupos de WhatsApp para interação com os clientes diretamente é uma estratégia muito usada por vendedores de qualquer área, já que o contato direto e pessoal com o cliente é algo muito procurado por empresas.
Mas quem pensa em marketing gastronômico como fazer isso?
É simples, porque basta lançar uma promoção em alguma rede social como bebidas grátis para quem entrar no grupo de conversas do restaurante com o link deixado no perfil do Facebook do estabelecimento.
Nada impede essas pessoas de entrarem no grupo para conhecer ofertas como essas, afinal, se tem algo que os clientes gostam muito é de promoção
Marketing gastronômico como fazer isso com aplicativo de entregas
Também podemos fazer nossa propaganda dentro de aplicativos de entregas de alimentos, já que esses apps oferecem a possibilidade de divulgarmos anúncios de nossos alimentos com fotos perfeitas.
Além disso, um aplicativo como o Rappi, por exemplo, que é responsável pela entrega de qualquer coisa, como os próprio desenvolvedor afirma, não é usado somente por quem está buscando alimentação, por isso, é como se fosse uma rede social.
Podemos encontrar clientes que não estavam em busca de um prato, mas que, ao se depararem com as ofertas e os cupons de desconto para o consumo dentro dessas tecnologias, mudam de ideia.
Portanto, quem pensa em marketing gastronômico como fazer isso até mesmo dentro de um app de delivery sabe que é possível, afinal, essas tecnologias estão presentes em muitos celulares e as pessoas têm acesso a tudo que um app desses tem a oferecer, inclusive nosso restaurante.
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