Backlinks: O que é, Para que Servem e Como Usar

Se você está começando agora no Marketing Digital ou quer Começar um Negócio Online e está estudando sobre SEO ou leu sobre o assunto certamente já ouviu falar sobre Backlinks, não é?:

Nesse artigo vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre Backlinks, o que são, para que servem, os termos mais utilizados e o que eles significam.

E é claro, não menos importante como os Backlinks podem te ajudar a atingir as primeiras posições do Google.

Se você gostar do conteúdo, deixe seu comentário, será um prazer interagir com você e tirar suas dúvidas.

Abaixo estão os tópicos que iremos falar nesse artigo:

  1. O que é backlinks?
  2. O que é backlinks SEO?
  3. Para que servem?
  4. Como usar backlinks?
  5. O que é Domain Score?

E aí? Ficou curioso para saber o que é backlinks, para que servem e como usar? Preparado? Então vamos lá!

O que é backlinks?

Em poucas palavras, backlinks são links que são inseridos em outros sites.

Quando uma pessoa clica nesse link, será direcionada a acessar outro site, basicamente, é uma estratégia para um domínio indicar o outro.

No Google os backlinks tem bastante ênfase, classificando os sites que tem o maior número deles como importantes e de qualidade, sendo essencial para seu site ficar mais bem posicionado no ranking.

É como se você imaginasse uma eleição, onde os candidatos são os sites e os votos são os links.

Ou seja, quanto mais votos o seu site tiver, mais chances ele tem de se posicionar entre os primeiros resultados do Google para uma determinada palavra-chave.

Caso você tenha interesse em comprar backlinks, esta pode ser uma ótima estratégia para posicionar o seu site.

Existem alguns tipos de backlinks, a seguir veja quais são os principais para traçar uma boa estratégia:

  • Link Juice;
  • Nofollow Linkls;
  • Dofollow Links;
  • Root Domais Links;
  • Low Quality Links;
  • Internal Links;
  • Anchor Text.
     
  1. Link Juice
    O Link Juice representa uma parte da autoridade que cada link passa para o site de destino.
     
  2. Nofollow Links
    São links que não transmitem autoridade para fins de SEO. Ou seja, na analogia que fiz anteriormente: “Não contam como um voto para o seu site”.
      
  3. Dofollow Links
    Já o Dofollow Links é o contrário do Nofollow Links. São os links que transmitem autoridade para o site de destino. São backlinks válidos e que irão ajudá-lo no ranqueamento no Google.
     
  4. Root Domains Links
    O Root Domains links tem menção  com a quantidade de backlinks que vão chegar ao site a partir de um único domínio, assim se chegarem inúmeros links apontando para o site, será como se fosse apenas um.
     
  5. Low Quality Links
    O Low Quality Links caracteriza os links com baixa qualidade ( por exemplo : sites de spam e  sites pornográficos) e também quando for comprar backlinks. Como tem uma baixa relevância não permite que aconteçam melhorias no rankeamento do blog.
     
  6. Internal Links
    Os Internal Links, são links internos que estão interligados dentro das páginas do seu blog com assuntos que são relevantes, fazendo com o que o leitor permaneça no blog ou site por mais tempo.
     
  7. Anchor Text
    Anchor Text por sua vez é o trecho de um parágrafo dentro de um artigo onde será inserido o link dentro dele.
     

O que é backlinks SEO?

Com estudos sobre o SEO, entendemos que quando se trata de ranquear bons resultados em uma pesquisa feita no Google, o site deve ter links fortes para aparecer nas primeiras posições.

Para um link se tornar forte, falando de autoridade, depende da quantidade de vezes que é citados em outros domínios e a qualidade dos domínios que citam o link, tornando os backlinks popular e mais forte.

Nem todo backlink recebido vai ajudar um site, página ou domínio, pois existem os backlinks bons e maus.

Backlink bom: Um backlink bom é o que influencia positivamente no rankeamento dentro do mecanismo de busca.

Para identificar um bom backlink, veja as dicas abaixo:

Dica 1: Tenha certeza de que o backlink vem de um site verificado;

Dica 2:  Verifique se não possui o atributo nofollow anexado às propriedades do link;

Dica 3: Verifique se vem de um site que possui uma alta autoridade e de confiança no Google;

Dica 4: Tenha certeza de que o backlink vem de um site de qualidade.

Backlink ruim:  Assim como um backlink bom é aprovado pelo Google, um site que tenha backlink ruim é penalizado, sendo também desaprovado pelo Google, influenciando negativamente no seu trabalho de SEO. Veja a seguir, dicas de como identificar um backlink ruim:

Dica 1: Um backlink ruim vem de um site com pouca autoridade, baixa qualidade e sem nenhuma confiança do Google;

Dica 2: Um backlink ruim vem de um site sem conteúdo original.
 

Para que servem Backlinks?

 Os backlinks servem para trazer  facilidade na vida dos internautas. Basicamente, são ferramentas que proporcionam  grande praticidade para acessar a internet,  pois oferecem a possibilidade de uma pessoa ir para outros sites ou páginas através de um simples clique no link.

Muito prático não é? É sim! Essa é a principal função dos backlinks, ajudar a melhorar a vida e a experiência do usuário.

Usando corretamente essa estratégia, você poderá mostrar para as pessoas outros conteúdos.

É muito importante que na hora de escolher um site parceiro, ele seja confiável e bom  para alcançar uma boa audiência.

Quer saber mais sobre backlinks, como funcionam ou como usar? Continue lendo para descobrir.

Como Usar Backlinks para Ranquear seu Site?

Basicamente backlinks é uma estratégia  para aumentar o tráfego orgânico de um site, mas como usar ele?

Para te ajudar, fiz uma lista com boas práticas e dicas de uso para potencializar o uso de backlinks e melhorar seu rankeamento.
 
Veja a seguir quais são essas práticas.
 

  1. Evite receber backlinks do mesmo tipo de site sempre;
  2. Sites de nichos poderão trazer bons resultados, então conheça os sites que vai contribuir;
  3. Identifique a autoridade de um site (utilize a métrica Domain Authority);
  4. Backlinks de qualidade;
  5. Estruture os links nos texto;
  6. Identifique a autoridade de um site;
  7. Diversifique a origem de seus backlinks;
  8. Não compre backlinks;
  9. Conheça os backlinks da sua concorrência;
  10. Guest Posts

Você já ouviu falar sobre Domain Score? Não? Então está no artigo certo! No próximo tópico o tema a ser abordado é sobre Domain Score e Domain Authority, que é uma das metas mais importantes a serem cumpridas a médio e longo prazo.

Ficou curioso, então continue lendo para entender.
 

O que é Domain Score?

Antes de falar sobre Domain Score (pontuação de domínio), vamos entender como é o funciona Domain Authority.

Domain Authority é uma métrica utilizada em projetos SEO, que pode ser medida através de um aplicativo gratuito (Moz)  criado pela própria empresa que desenvolveu  esse tipo de  métrica. 

Através dele você poderá ter uma média de número de visitas e de visitantes, tempo de permanência na página, entre outros.

Quanto melhor for a métrica, mais fácil  será  de o buscador priorizar a página, dando o entendimento de que é o melhor conteúdo para o público.

A autoridade de um domínio vai depender principalmente de um bom histórico de conteúdos que são oferecidos e da qualidade dos sites citados em links.

Mas o que é Domain Score?

O Domain Score se trata de uma das informações  gerais relacionadas ao perfil de links. Resumindo, Domain Score é a força geral do seu site, medida de 1 a 100. 

Junto com o Domain Score está o Backlink (número total de links)  que já falamos nesse artigo e Domínios de referência, que mede o número de domínios únicos de links para site.   

Como Conseguir Backlinks

Agora que você já sabe o que são backlinks, para que eles servem e os principais termos e siglas desse assunto, está na hora de descobrir Como Conseguir Backlinks de Qualidade para o seu site.

Veja a seguir uma lista com as Melhores estratégias:

GuestPosts

Essa é uma das principais estratégias de links building utilizada por empreendedores e profissinais de SEO.

GuestPost é quando você é um autor convidado de um outro site.

De forma prática: Você produz um artigo para um site terceiro e dentro deste artigo você insere links que apontam para artigos do seu site.

Inclusive aqui dentro do Blog, tenho um artigo que ensina Como Publicar um GuestPost e encontrar pessoas interessadas.

Troca de Links

Conseguir backlinks através de troca direta com outros sites é bastante praticada no mercado, porém é uma estratégia que precisa ser feita com muito cuidado.

Digo isso, pois o Google em alguns casos pode considerar que a indicação daquele link não está levando o leitor para um conteúdo de qualidade e que irá ajudá-lo de fato.

Por isso, você precisa sempre priorizar a qualidade dos seus conteúdos no seu site.

Para conseguir trocar links com outros sites você precisa realizar uma prospecção manual.

Basta ver quais os sites estão gerando link para seus principais concorrentes.

Para fazer isso você pode contar com a ajuda de ferramentas de SEO como Ubersuggest (Versão Paga), Hrefs e Moz.

Outras formas de encontrar pessoas interessadas em troca de links é em grupos de whatsapp, no Facebook e fóruns de SEO na internet.

Conclusão

Saber o que são BackLinks e como utilizá-los de forma estratégica nas suas ações de SEO, vão ajudá-lo a conquistar boas posições no Google.

Espero que você consiga utilizar do conhecimento, dicas e estratégias que disponibilizei aqui.

Se você gostou do conteúdo, tem alguma dica ou recomendação, pode deixar nos comentários.

Muito sucesso na sua Jornada na Internet!

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