Diferença entre Tráfego Pago e Orgânico

Há muito tempo existe um debate entre os profissionais de marketing sobre em qual tipo de tráfego seus negócios devem se concentrar. 

O tráfego orgânico e pago emprega diferentes métodos de marketing e cada um tem seus próprios benefícios e limitações.

A opção (ou combinação) certa para o seu negócio dependerá de suas metas de marketing, orçamento e cronograma. 

Neste artigo, discutiremos a diferença entre os métodos de tráfego orgânico e pago e os benefícios de cada um. 

Também aprenderemos como combinar as duas estratégias para criar um plano de marketing completo. 

Qual é a diferença entre tráfego pago e orgânico?

Simplificando, o tráfego orgânico é o tráfego que chega ao seu site a partir de classificações orgânicas nos resultados de pesquisa, enquanto o tráfego pago vem de anúncios online pagos. 

A diferença mais óbvia entre os métodos de tráfego orgânico e pago é o custo. Como o aumento do tráfego orgânico se concentra em métodos orgânicos , é gratuito. As empresas podem usar uma variedade de métodos de SEO para aumentar seu tráfego organicamente. 

Por outro lado, a pesquisa paga é feita executando anúncios online pagos ou pagando para aparecer na seção “anúncios pagos” na parte superior das páginas de resultados de pesquisa. 

Diferentes tipos de conteúdo são mais adequados para pesquisa orgânica ou paga. 

Conteúdos úteis e criativos, como blogs, vídeos e infográficos são mais adequados aos métodos orgânicos. 

Mais páginas com foco em vendas, como landing pages, páginas de checkout e páginas de produtos/serviços são mais adequadas para um formato de anúncio pago. 

Cada método tem seus próprios benefícios e deficiências. Isso significa que as melhores opções para você e sua empresa podem mudar com frequência com base em seu orçamento, metas e plano geral de marketing. 

É melhor experimentar diferentes métodos e ver o que tem o maior impacto no tráfego do seu site. Nas próximas seções, aprenderemos alguns dos benefícios que você pode receber ao se concentrar nos métodos de tráfego orgânico versus pago.

Benefícios da pesquisa orgânica

Um dos melhores benefícios dos métodos de tráfego orgânico é que eles são gratuitos. 

Embora você tenha a opção de investir dinheiro para melhorar o tráfego orgânico (como ferramentas de SEO pagas ou contratar uma agência), isso não é necessário. 

Esse benefício pode ser especialmente útil para novas empresas ou negócios com orçamentos de marketing menores. A coisa mais importante que você pode investir em métodos orgânicos é o tempo. 

As estratégias de SEO levam tempo para funcionar, mas geralmente produzem resultados fantásticos.

Aumenta o ROI

Otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa pode aumentar seu retorno sobre o investimento (ROI). 

Embora seja difícil colocar esses benefícios em números reais, é muito fácil ver quando suas estratégias de SEO estão funcionando. 

Muitos estudos de caso de marketing mencionaram os inúmeros benefícios de uma estratégia de SEO bem executada. 

Na verdade, quase 90% dos profissionais de marketing dizem que usaram SEO para aumentar o tráfego com sucesso. 

Benefícios compostos

Ao focar no tráfego orgânico, um dos aspectos mais importantes é criar e compartilhar um ótimo conteúdo. 

Quando você cria um ótimo conteúdo, ajuda a destacar seu site. Isso significa que você verá potencialmente um aumento, não apenas no tráfego e nos leads, mas também na receita e nas classificações dos mecanismos de pesquisa. 

Todos esses benefícios combinados para produzir resultados ainda maiores para seu site e seu negócio. 

Aumenta a credibilidade

Otimizar seu site para pesquisa orgânica pode ajudar a aumentar a credibilidade do seu site. 

Aparecer na parte superior da página de resultados de pesquisa sinaliza aos usuários que você é uma voz autoritária no nicho de sua empresa. Isso é especialmente verdadeiro para tráfego orgânico versus pago. 

É muito mais provável que os usuários cliquem em seu site se ele estiver no topo dos resultados de pesquisa regulares (e não na seção de anúncios pagos). 

De fato, um estudo descobriu que 53% do tráfego na web vem de busca orgânica , enquanto apenas 27% vem de anúncios pagos.

Traz usuários relevantes

Outro grande benefício da busca orgânica é que ela ajuda a atrair um número maior de usuários relevantes para o seu site. 

Embora as táticas de pesquisa paga permitam segmentar públicos muito específicos, o foco em métodos orgânicos pode ajudá-lo a atrair muitos grupos diferentes de usuários de uma só vez. 

Quando você se concentra em estratégias orgânicas, você tem a capacidade de atrair usuários que pesquisaram conteúdo relevante para o que está em seu site.

Fornece dados úteis

A combinação de métodos orgânicos com um kit de ferramentas de SEO ou um gerenciador de análise de dados pode fornecer à sua equipe de marketing toneladas de dados úteis do usuário. 

Sua equipe pode usar essas informações para encontrar palavras-chave relevantes, segmentar públicos específicos e ver o desempenho do seu conteúdo. 

Você pode usar todas essas informações para aprimorar sua estratégia geral de SEO.

Apoia uma abordagem de marketing conectado

Por fim, focar no tráfego orgânico promove um plano de marketing conectado e holístico. 

Como as táticas de SEO geralmente levam tempo e esforço para atrair mais tráfego, você pode usá-las facilmente para complementar suas outras estratégias de marketing. 

Por exemplo, você pode usar o conteúdo de mídia social para chamar a atenção para o seu site, enquanto direciona os visitantes com uma campanha de e-mail. 

Todas essas estratégias podem ser combinadas em um plano que ajuda a atrair usuários em todas as etapas do funil de marketing. 

Benefícios da pesquisa paga

Um grande benefício que os anúncios pagos têm sobre os métodos para aumentar o tráfego orgânico é que os resultados são alcançados muito mais rapidamente . 

As táticas de SEO geralmente levam tempo para começar a funcionar, enquanto os anúncios pagos geralmente aumentam o tráfego assim que você começa a usá-los. 

Isso pode ser muito útil para novas empresas que precisam começar a aumentar a visibilidade de seu site rapidamente. 

Oferece dados de palavras-chave de SEO

Ao exibir anúncios pagos para sua empresa on-line, você receberá muitas informações úteis de dados do usuário, incluindo palavras-chave relevantes, dados demográficos, localizações de usuários e muito mais. 

Você pode usar essas informações para completar sua estratégia de marketing com SEO. 

Veja quais palavras-chave apresentam o melhor desempenho em seus anúncios e use-as para criar novo conteúdo para suas estratégias de SEO.

Oferece ótimo ROI

Apesar do fato de você ter que gastar dinheiro antecipadamente (em oposição às estratégias de SEO gratuitas), os anúncios pagos podem fornecer um excelente ROI para sua empresa. 

De fato, um estudo feito pelo Google descobriu que a maioria das empresas ganha R$ 8,00 para cada R$ 1,00 gasto em campanhas de anúncios do Google. 

No geral, a maioria das empresas pode esperar pelo menos R$ 2,00 para cada R$ 1,00 gasto em estratégias de marketing online pagas. 

Atrair Leads de Qualidade

Um grande benefício de focar em anúncios pagos é que os métodos pagos tendem a atrair usuários que estão prontos para fazer uma compra. 

Os usuários que pesquisam um produto ou serviço específico usando a seção de anúncios pagos sabem o que desejam e procuram a melhor opção disponível. 

A segmentação desses leads qualificados com seus anúncios pode gerar mais tráfego e aumentar as conversões para sua empresa.

Pode caber em qualquer orçamento de marketing

Por fim, outro grande benefício das campanhas publicitárias pagas é que existem inúmeras opções disponíveis para todos os tipos de orçamento. 

Os anúncios pagos também são fáceis de rastrear, para que você possa planejar seu orçamento com antecedência. 

Você também pode ajustar seus gastos com base no sucesso de suas outras estratégias. Não importa o que sua empresa ou agência de marketing deseja gastar, há uma opção disponível para você. 

Como aumentar o tráfego orgânico e pago

Embora os métodos de pesquisa paga e orgânica funcionem bem separadamente, usá-los juntos pode ser uma ótima maneira de aumentar o tráfego e completar seu plano de marketing. 

Existem duas maneiras principais de usar essas duas estratégias juntas. A primeira é usar a publicidade paga primeiro e depois mudar seu foco para estratégias mais orgânicas. Isso pode ser muito útil para novos negócios que precisam de um aumento rápido no tráfego.

Pode levar de 3 a 6 meses para ver os resultados do SEO e algumas empresas podem não ter esse tipo de tempo. 

A segunda opção é usar os dois ao mesmo tempo. Como muitos aspectos da pesquisa paga e orgânica se complementam, essa pode ser uma ótima maneira de garantir um aumento no tráfego de muitas fontes diferentes. 

Dê uma olhada em seu orçamento de marketing, suas metas e seu cronograma para elaborar seu plano geral de marketing. 

Depois de algum tempo, faça uma revisão e descubra quais métodos foram bem-sucedidos e quais não. 

Combinando pesquisa orgânica e paga para um melhor marketing

Ao comercializar sua empresa on-line, pode ser difícil escolher entre métodos de tráfego orgânico e pago. Cada estratégia vem com seus próprios pontos fortes e fracos. 

Então nossa recomendação é que você sempre procurar trabalhar com os dois, pois através deles você conseguirá ainda mais clientes.

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