O que é SEO On page, como fazer e 5 dicas infalíveis para alcançar o sucesso

Você sabé o que é SEO on page? Antes disso você precisa saber que o SEO (Search Engine Optimization) é uma forma de otimizar um site para que os mecanismos de busca o encontre primeiro. 

Utilizando várias técnicas nada difíceis seu site irá aparecer nas primeiras posições nos motores de buscas, como o Google e o Yahoo.

Agora você irá aprender como ranquear seu blog ou site no Google usando uma das estratégias de SEO, o SEO on page, e aparecer na primeira página e receber muitos acessos.

Afinal, o que é SEO on page?

Seo on page é onde as otimizações são feitas no próprio endereço, inclusive o conteúdo e estruturas da página, ou seja, é você que controla o que está dentro do seu site.

É essencial ter um bom conteúdo, e é primordial que ele esteja otimizado para que fique em uma boa posição no ranqueamento do Google.

Como fazer o SEO on page?

O segredo é escolher a palavra-chave certa. É através dela que seu site aparecerá no Google. 

Recomendo usar o Google Adwords para fazer uma pesquisa e encontrar a palavra chave mais adequada para você fazer o SEO on page na sua página. 

Você deve colocá-la em todo o site: no título, subtítulo, corpo do texto, url, etc…O WordPress é uma ótima plataforma para aplicar o SEO on page.

É importante que a palavra chave esteja no título do seu texto. Isto garantirá que o leitor se interessa pelo o que irá ler.

Os subtítulos também não podem ser esquecidos. Eles ajudam o Google a entender a importância do seu artigo.

As imagens também são ranqueadas. O Google não lê imagens, mas lê a descrição da imagem. Por isso, é importante usar a palavra chave na descrição da foto.

E não deixe de usar a palavra chave na URL do seu site. Isso é muito bom para o SEO on page, afinal é bem conveniente que o leitor saiba o que irá ler antes mesmo do texto ser carregado.

5 dicas do SEO on page

1- Verifique a palavra chave no Google Adwords

Cito sempre a ferramenta Google Adwords porque é a mais usada, mas você pode usar qualquer outro de sua preferência como por exemplo o Google Trends ou Ubersuggest.

Enfim, o importante é fazer a pesquisa das palavras chaves, pois são necessárias para seu site obter um tráfego alto nos principais sites de busca, como por exemplo, o Google e o Yahoo.

 Dessa forma, é importante escrever sobre o assunto que as pessoas querem ler. Por exemplo, suponhamos que você quer fazer uma pesquisa sobre concurso público, e quer saber quais concursos estão previstos para o edital sair no ano de 2018. 

Qual palavra você escreveria nos motores de busca? Provavelmente seria: “concursos previstos para 2018″. Está vendo? Provavelmente essas serão suas palavras chaves. Faça uma pesquisa nos programas que citei anteriormente e confira.

2- Escolha as palavras chaves relevantes e seus sinônimos

Para fazer um bom SEO on page e não ficar repetindo muitas vezes as mesmas palavras chaves e deixar o texto cansativo, é bem válido usar sinônimos. 

O Google reconhece os sinônimos e procura na mesma intensidade da palavra chave.

 Além dos sinônimos terem uma concorrência menor de procura, e seu site pode aparecer no topo da mesma forma.

3- Use a palavra-chave em seu título

Essa é uma dica muito poderosa para fazer um bom SEO on page. Os motores de busca focam nas primeiras palavras do site, e o que está no topo do seu site? O título! Por isso, não deixe de usar a palavra-chave escolhida no título do seu site ou blog.

4- Use a palavra-chave no corpo do conteúdo

Uma boa dica para o SEO on page de seu site é usar a palavra chave no conteúdo do seu blog. Coloque-a pelo menos duas vezes no primeiro parágrafo do seu site, e também inclua algumas vezes entre as primeiras 200 palavras do conteúdo.

5- Não use muitas vezes a palavra chave

Já deu para entender que o segredo de um bom SEO on page é fazer o uso correto da palavra chave. Mas tome cuidado: não exceda o número de uso dela. 

Os motores de buscas percebem que a palavra chave está sendo muito utilizada com o propósito de ranquear na primeira página, e penalizam o site, podendo ser extinta da web. 

Isso é considerado uma forma de spam, e os motores de busca não toleram nada esse tipo de ação. Saiba usá-la na medida certa.

Conclusão de SEO on page

É muito importante saber investir em técnica Seo on page. Além de conseguir gerar mais tráfego para seu site, aumenta a visibilidade do seu negócio. É bem vantajoso se beneficiar com as técnicas do SEO on page.

Com um pouco de esforço e dedicação é possível estar entre as primeiras posições dos motores de busca. Sem gastar muito, e de uma forma muito segura. 

Principalmente se o seu negócio for uma loja, utilizando as técnicas descritas acima, logo você terá um excelente resultado com suas vendas.

Há um mito sobre o SEO on page que diz que o ideal é fazer artigos de duas mil palavras para conseguir uma boa posição no Google. 

Isso não procede, o ideal é seu artigo estar bem escrito com um conteúdo de qualidade e informativo, que as pessoas gostem e leiam com clareza. 

Não tem erro se você usar as técnicas que passei acima: título, subtítulo, URL…siga à risca e você não irá se arrepender.

Para concluir, SEO on page não é só encher seu site com palavras chaves. Para fazer um bom site é preciso planejamento. 

Quem não gosta de visitar sites bem estruturados, com cores em harmonia, com cada coisa em seu lugar? Saiba onde colocar as palavras chaves. Colocando-as de forma correta, seu site atingirá o topo dos motores de busca.

Eu poderia ficar para sempre dando dicas de SEO on page que nunca iria acabar. SEO é técnica e se você trabalha com Marketing Digital, precisa aprende-lo. 

Vá aplicando as técnicas aos poucos no seu site, analise o que está dando resultado e mude o que não está impactando para que seu site esteja no topo do Google.

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